Skip to main content

Fórum Vegano

Veganos de berço

Leon e Noel crianças veganas de nascençaHoje em dia, para muitos jovens, se tornar vegano é encarado como um modismo, algo que a tribo à qual pertencem está fazendo. Primeiro se vai na onda, mas não é raro que voltem atrás depois de uns meses, cedendo às tentações do junk food da cantina da escola ou da festinha de aniversário. Em outros casos, vemos até marmanjos que entraram para o movimento de Direitos dos Animais mentirem sobre a data em que se tornaram veganos; o tempo de veganismo, geralmente expresso em anos, tem valor e dá status a muitos ativistas, como se simbolizasse que ele "atingiu a iluminação vegana" antes dos demais mortais. Pois nesta matéria você vai conhecer melhor Noel e Leon, veganos de nascença. Esses dois têm muito mais tempo de veganismo do que muito vegano veterano que anda por ai dando palestras em congressos e encontros. No caso deles, a veganice é lavrada em cartório, junto com a certidão de nascimento; eles fazem parte de uma nova raça, os veganos de berço.

Living Proof: este é o nome da dupla de adolescentes 100% veganos formada por Noel e Leon (14 e 11 anos). O nome faz referência ao fato de que os dois são a prova viva de que é possível alimentar bebês, crianças e adolescentes com uma dieta 100% vegana.

Quem viu os dois jovens circulando pelo 12º Festival Vegano Internacional realizado no Rio (de 22 a 25 de julho de 2009), talvez não tenha se dado conta de que estavam na presença de duas crianças genuinamente veganas desde o dia em que nasceram. Extremamente ativos, os dois não paravam um minuto, desfazendo toda idéia pré-concebida de que crianças vegetarianas seriam apáticas ou letárgicas. Na verdade, na prática se observa o contrário: as crianças onívoras é que estão cada vez mais obesas e quase nunca se interessam por esportes. Os irmãos do Living Proof, além de se interessarem por artes (música e teatro), também são apaixonados por vôlei, seu esporte predileto.

A tendência, à medida que o veganismo se difunde, é vermos, cada vez mais, crianças assim, saudáveis e extremamente ativas, representando um exemplo vivo e irrefutável de que o modo de vida mais ético não só é possível como traz diversas vantagens ao indivíduo. leon

(o mais chato...)

É aquela coisa de entrar na loja e ter que olhar os ingredientes

Leon

noel

Tem como encontrar um meio termo entre nutrição e prazer na alimentação.

Noel

A dupla gosta de tocar MPB e Beatles, mas, a julgar pelo talento apresentado no Festival Vegano, não demora muito para que surjam composições próprias. Leon toca teclado e Noel, violão, há seis anos. Há uns dois anos, cada um começou a aprender também o instrumento do outro. Fazem aulas semanais de canto e pensam em seguir a carreira artística na música, mas sem nada definido ainda.

Os pais, Lynnea Hansen do Nascimento e Luís Cláudio Portugal do Nascimento, ambos veganos, se esforçam para que as crianças não se sintam deslocadas numa sociedade que pensa e age diferente da criação que dão aos filhos. A família mora em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Conversamos um pouco com os pais e com os meninos; confira abaixo a entrevista.

Entrevista com os pais (Lynnea e Luís):

Guia Vegano: Vocês sentiram muita resistência da sociedade ao criar os filhos com a dieta vegana?

Lynnea e Luís: Muitas pessoas acham estranho, mas a gente não costuma sentir muita resistência. Mesmo que isso exista, a gente não presta muita atenção, nunca achamos que a sociedade em geral fosse concordar com as nossas decisões.


Guia Vegano: Quais são as dificuldades reais para criar filhos veganos?

Lynnea e Luís: Escola, festa, ser visita na casa dos outros, viagens e, para os jovens, viagens sem os pais, restaurantes, carregar lanches. Tivemos que inventar a roda para lidar com tudo isso. A filosofia por trás das medidas era sempre fazer os meninos se sentirem normais e integrados, tanto quanto possível, sem abrir mão do veganismo. Por exemplo, quando era mais novinho, Leon sempre oferecia para eu fazer o bolo de aniversário da professora, para ele poder comer também. (Era estilo "junk food vegano*", e os colegas adoravam; eu avisava às mães porque os colegas com alergia a leite e ovos podiam comer também.) Quando Noel foi para a escola, às vezes achava apetitosos os lanches dos colegas; pedi então que ele me dissesse o que os colegas estavam comendo, e eu fazia uma versão vegana.
Estamos planejando um artigo com dicas sobre criar filhos veganos no Brasil.


Guia Vegano: Vocês fornecem a eles algum tipo de suplemento?

Lynnea e Luís: Sim, B12 e cálcio.


Guia Vegano:
Como avalia o nível de energia e desenvolvimento de seus filhos em relação a outras crianças?

Lynnea e Luís: Os dois tem uma saúde espetacular. Adoram esporte, são muito ativos e têm altíssimo nível de energia. Em geral, sempre tive a impressão que eles têm mais energia do que a grande maioria das crianças, pelo menos tanto quanto as mais energéticas que a gente conhece.
Os dois sempre estiveram acima do 90% nos gráficos de crescimento para crianças dos Estados Unidos.


Guia Vegano:
Vocês acham que o tipo de dieta influencia de alguma forma o rendimento deles na escola?

Lynnea: Realmente não sei, não tenho informação para julgar. Os dois são excelentes alunos.


Guia Vegano: Como foi o processo de ensinar aos meninos algo sobre ética para com os animais? Em que idade começou? De que forma?

Lynnea: A partir de um aninho, a gente já começou a explicar que certos alimentos serviam, e outros não. Dizíamos que os animais eram nossos amigos e que a gente não consumia os alimentos que vinham deles. Foi duro para eles quando tinham idade para entender que o animal morria para as pessoas comerem. Ficaram chocados ao saber que pessoas próximas, parentes, amigos, comiam animais mortos. Tivemos que explicar que muita gente não pensa como nós.
Agora, com 14 e 11 anos, eles têm uma compaixão enorme pelos animais.

 

Entrevista com Noel e Leon:


Guia Vegano:
Do que você mais gosta de comer? Junk food ou alimentos mais naturais/integrais como frutas e verduras?

Noel: Nem uma coisa nem a outra. Tem como encontrar um meio termo entre nutrição e prazer na alimentação.
Leon: Junk food vegano*.


Guia Vegano: Você se sente diferente das outras crianças por ser vegano?

Noel: Eu me sinto diferente não pela questão da energia, mas pela socialização em torno da comida, eu fico excluído.
Leon: Não..


Guia Vegano: O que é mais importante no veganismo para você? Saúde? Ecologia? A preocupação de não explorar os animais?

Noel: Preocupação de não explorar os animais.
Leon: Não explorar os animais.


Guia Vegano: Como é a reação de seus amigos e colegas de classe na escola quando descobrem que você é vegetariano/vegano?

Noel: Alguns ficam curiosos, outros implicam, e existem também os que compreendem.
Leon: Não sabem.


Guia Vegano: Que tipo de música você mais gosta de tocar?

Noel: Música popular.
Leon: Beatles.


Guia Vegano: Você acha difícil ser uma criança/adolescente vegano? Por que?

Noel: Sim, quando um evento social está relacionado com comida ou quando algum colega resolve questionar de maneira pejorativa.
Leon: Sim. É aquela coisa de entrar na loja e ter que olhar os ingredientes.

 

livingproof durante o 12 Festival Vegano Internacional no Rio de Janeiro
Apresentação do Living Proof durante o 12o Festival Vegano Internacional

* Junk Food Vegano: Versão vegetariana estrita ou vegana de receitas e outros alimentos comuns na dieta ocidental, em especial a dieta padrão americana, composta de hambúrgeres, cachorro quente e frituras. No geral, apesar de ainda ser bastante calórica, como as versões com carne, a versão vegana costuma conter mais fibras, vitaminas, zero colesterol e menos sal, sendo assim mais saudável.

  • Criado por .
  • Acessos 13589