Serviço de (F)utilidade vegana apresenta: A mulher vegana no Brasil!
Sempre que mulheres pedem minha ajuda em relação a veganismo, a mais freqüente dúvida não é 'como substituir os ovos' no preparo de um bolo, tampouco 'como preparar tofupiry' pra pôr no recheio de uma pizza. A maioria das perguntas é do tipo:
“Qual xampu você usa?”
“Qual hidratante vegano você conhece?”
“Existe algum tratamento vegan pra caspa?”
Bom, em meu curto tempo de veganismo pude aprender muito, mas ainda compro muitas coisas erradas por falta de conhecimento, e por muitas vezes acabo sendo enganada por SACs fdps!!! Mas a cada dia vou tentando errar menos e aprender mais.
No mundo em que vivemos, infelizmente temos que dar certo valor à aparência. Bem que gostaria de acordar com o cabelo parecendo uma arapuca, com a pele de ameixa seca, não me depilar e ficar parecendo uma macaca chita... e continuar freqüentando meu trabalho e minhas aulas tranqüilamente, sem maiores transtornos. Infelizmente não posso - 1º perco meu emprego. 2º os meus professores vão sair correndo 3º ninguém irá querer adotar animais de uma pessoa com tal aparência. 4º e pior de todas: eu nunca vou encontrar um vegan bundudo pra casar!!! uiehaiuehuaih. Brinqs.
No Brasil são raros os cosméticos livres de exploração animal. Pra poder usufruir dos mesmos, temos que desembolsar bons $$$ (já que grande parte destes são importados, e a depender do que procuramos, os únicos), o que eu e a maioria das vegs lascadas não temos.
Até pra se depilar de forma ética nesse país é um tormento! Os aparelhos com lâminas são de empresas que testam, e a maioria das ceras usa matéria prima vinda da exploração de abelhas. E agora? Os aparelhos elétricos são caros e às vezes causam irritação. E agora??
A princípio ficamos assustadas e chegamos a pensar que é impossível tamanho feito. Mas freqüentemente pesquisar sites veganos, nomes de empresas, trocar informações e experiências com outras pessoas, ajuda e muito obter na viabilidade e rápida adequação da mulher e suas “necessidades” básicas, dentro dos princípios veganos.
Nosso país tem uma vasta riqueza natural e é através delas que podemos encontrar os melhores tratamentos éticos e ecológicos. Pesquisei (entre outros) este site: http://rafaelninno.googlepages.com/textoFitocosmeticosdez2007.pdf ,
onde encontrei várias dicas de cosméticos vegan. Seguem alguns trechos:
“A polpa do abacate possui um óleo que tem grande poder umectante contra a desidratação da pele. Quando aplicado com um algodão, remove as impurezas dérmicas. Esmagado e friccionado pelas mãos é uma excelente loção. Por ser rico em óleos e gorduras, funciona como bronzeador solar e hidratante que deve ser utilizado com cautela por pessoas de pele clara.”
“A manga pode ser aproveitada por inteiro. A casca passada na pele é hidratante e refrescante, funcionando tanto para antes de um banho de sol como para depois. Por ser rica em vitaminas A e C, funciona também como protetor solar. No final do seu uso, o caroço se torna um excelente sabonete!” “O mamão é uma dádiva da natureza para o ser humano. Do mamoeiro se aproveita tudo: a raiz, o caule, folhas, flores e o fruto por inteiro (casca, polpa e sementes). Rico em vitaminas A, C e do complexo B, possui um alcalóide chamado papaína que é um excelente regenerador de tecidos, funcionando como poderoso hidratante e umectante para pele. Por ser fonte de beta-caroteno e vitamina C, é muito bom para ser usado como protetor solar. Passe a parte interna da casca do mamão diretamente sobre a pele, espere alguns minutos e veja que essa polpa é totalmente absorvida pelo tecido da pele, contribuindo para sua hidratação e limpeza. “
“Nem só com as frutas e ervas podemos hidratar a pele. Existe um cereal que realiza muito bem essa função, a aveia. Bata um pouco de aveia com água, até ficar com consistência de creme. Está pronto o chamado “leite de aveia” natural, excelente hidratante!”
Segue abaixo uma lista resumida do “poder” de algumas frutas, grãos, plantas, raízes e vegetais.
Abacate
- Amaciante e hidratante para cabelos e peles secas. Combate eczemas do couro cabeludo.
Alecrim
- Anti-séptica, anti-queda capilar, anti-caspa e estimulante da circulação periférica.
Andiroba
- Anti-séptica, cicatrizante, repelente, hidratante capilar.
Arruda
- Anti-séptica, bactericida e fungicida, combate piolhos e carrapatos.
Aveia
- Hidratante e amaciante capilar, facial e dérmico.
Babosa
- Anti-séptica; bactericida e fungicida; cicatrizante; hidratante e anti-queda capilar; atua em infecções e queimaduras de pele.
Bardana
- Anti-séptica, bactericida, dermatite e úlceras de pele, seborréia e queda capilar, anti-caspa, cicatrizante.
Banana
- Cicatrizante (parte interna da casca), hidratante capilar.
Berinjela
- Alcalinizante e remineralizante para higiene bucal; combate abscessos e furúnculos.
Camomila
- Anti-séptica, cicatrizante, inflamação bucal, clareador de cabelos.
Canela
- Anti-séptica, retira oleosidade dos cabelos.
Citronela
- Repelente, desinfetante.
Copaíba
- Antibiótica, antiinflamatória, antimicrobiana, anti-séptica, cicatrizante, desinfetante, anti-caspa, anti-queda capilar.
Cravo-da-Índia
- Anti-séptica, bactericida, repõe oleosidade para cabelos secos.
Gengibre
- Anti-séptico, cicatrizante, antiinflamatório, estimulante da circulação periférica.
Jaborandi
- Revitalizante e estimulante capilar.
Juá
- Anti-séptico, combate gengivite, anti-caspa, tônico capilar.
Mamão
- Hidratante, protetor solar, cicatrizante, nutrição e regeneração da pele e couro cabeludo.
Manga
- Hidratante e amaciante para pele e cabelo, protetor solar.
Saboneteira
- Anti-séptico, limpeza capilar, repelente.
Sálvia
- Anti-séptica, higiene bucal, anti-caspa, escurecedor dos cabelos.
Apesar das brincadeiras, acho que devemos tomar muito cuidado com o excesso de vaidade. Isso não pode se tornar uma obsessão - o que há de mais valioso está dentro de cada um de nós.
por Manu
Fonte:
- Última atualização em .