O York Mártir
Parece-me que tudo isto é muito mais fruto de nossa era digital, onde uma câmera de celular pode filmar qualquer coisa a qualquer momento com qualidade suficiente para reconhecimento de quem está na cena e depois este vídeo pode ser subido para os diversos "canais" da internet gratuitamente, sem precisar passar pela censura de um editor de jornal qualquer.
Anos atrás, quando a Globo e outras reinavam soberanas, controlando toda a notícia, tais atrocidades dificilmente chegariam ao grande público, as prioridades sempre eram outras, nunca a vida animal. Hoje é curioso ver que estes reis destronados são com frequência obrigados a se render a tudo que alastra nas redes sociais, seja do gosto deles ou não, sob pena de ficarem para trás em relação ao assunto do momento na preferência do público. Só por este quesito, acho que já vale dizer que as redes sociais com seus Youtubes, Tweeters e Facebooks se tornaram uma ferramenta indispensável a qualquer democracia.
Voltando aos casos de violência em si, uma coisa que talvez passe despercebida é como nossa relação com os animais dos mais variados tipos (domesticados ou não) está diretamente relacionada com a violência e intolerância que impera em nossa sociedade. Pessoas que cometem tais atos, seguramente irão fazer o mesmo com seres humanos sempre que estiverem em posição de poder sobre os demais. Deste tipo de atitude nascem o bullying, os chefes despodas, a violência doméstica contra mulheres e crianças e tantas outras formas de violência que vemos por ai.
Precisamos urgentemente ensinar nossas crianças desde pequenas a respeitar todas as formas de vida sencientes, respeito este que para não ser hipócrita tem que começar pelo prato , adotando-se uma dieta 100% vegetariana (vegana). Somente mudando esta base, este paradigma, onde o todo poderoso Ser Humano aceita ceder espaço e reconhecer os direitos dos mais fracos. É que mudaremos esta sociedade violenta.
Esperemos que os sacrifícios destes mártires modernos não sejam em vão e possam despertar consciências na mesma velocidade que as ondas de notícias se espalham pelas redes sociais.
Alex Fernandes
Para quem ainda não viu o vídeo do Yorkshire sendo espancado até a morte pela enfermeira Camila de Moura.
{mgmediabot2}type=youtube|youtubeid=Z-AkerkZEH4|width=440|height=395{/mgmediabot2}
- Criado por .
- Acessos 12185