Bill Gates apoia formalmente a dieta Vegana
Não faz muito tempo circulou nos meios vegetarianos um fragmento de vídeo onde aparecia Bill Gates falando sobre o consumo de carne e de como isto afeta o meio ambiente. Este fragmento rampidamente se tornou propaganda nas mãos do ativistas vegs a favor da causa. Eu confesso que fiquei feliz com o vídeo, mas não pus muita fé de que aquilo representasse de fato uma mudança sigficativa do Bill Gates neste sentido.
Porém qual não foi minha supresa ao me deparar hoje com este documento/apresentação web onde ele oficialmente apoia uma dieta livre de carnes e ovos em favor do consumo de alternativas ou imitações de carne.
Abaixo o leitor pode conferir a tradução da introdução da apresentação que foi assinada pelo Sr. Bill Gates e depois o link para a presentação em si (em inglês) onde ele expõe brilhantemente as várias alternativas hoje existentes para o consumo de carne.
Tradução do Texto original de Bill Gates
Consumo de carne em todo o mundo dobrou nos últimos 20 anos, e espera-se dobrar este número novamente até 2050. Isso está acontecendo em grande parte porque as economias estão crescendo e as pessoas podem comprar mais carne. Isso é uma boa notícia. Mas para aumentar o consumo de carne tem que se ter uma grande quantidade de terra e água o que provoca um enorme impacto ambiental. Simplificando, não há nenhuma maneira para produzir carne suficiente para 9 bilhões de pessoas. Contudo, não podemos pedir a todos para se tornar vegetarianos. Precisamos de mais opções para a produção de carne, sem esgotar nossos recursos.
Nos últimos anos eu me deparei com algumas empresas que estão fazendo um trabalho pioneiro em inovações que dão um vislumbre de possíveis soluções. Para ter certeza, ainda é muito cedo, mas o trabalho que estas empresas estão fazendo me deixa otimista. Eu queria compartilhar com vocês uma olhada neste trabalho na criação de alternativas para a carne e os ovos que são muito saudáveis, são produzidos de forma mais sustentável, e de ótimo gosto.
Bill Gates
Não seis e foi só eu que percebeu isso, veja a parte negritada do texto traduzido, mas para ele (Bill Gates) quem come imitações de carne, feitas com soja ou outro insumo vegetal, não é vegetariano. Talvez na percepção dele seja assim devido a fato destes substitutos estarem cada vez mais parecidos em textura e sabor com os originais feitos de corpos de animais. E vegetarianos (na percepção dele) devem comer apenas saladas. Creio que podemos esperar mais enganos como este vindo de diversos segmentos da sociedade a medida que o vegetarianismo/veganismo se torna mais comuns.
Importante ressaltar que apesar do apoio formal do Sr. Gates a uma mudança de alimentação global no sentido das imitações de carne ou dietas 100% baseadas em plantas, não há como ter certeza se ele já está fazendo isso no seu dia a dia, no momento ele pode ser apenas um simpatizante da causa, o que já muito positivo, dada a visibilidade que tudo que ele diz ou faz tem na mídia.
Texto e Tradução: Alex Fernandes
- Criado por .
- Acessos 22473