Repressão do Estado contra ativismo social na Áustria
Em 21 de maio as 6 da manha, a tropa de elite da polícia Austríaca invadiu 23 lares e escritórios de ONGs de defesa e direitos animais. Arrombando tudo para entrar, armados e com mascaras, renderam civis pacíficos que estavam dormindo com revolveres apontando para suas cabeças. Dez das pessoas presas ainda continuam sob custódia desde aquele dia.
Durante a invasão das casas a grande maioria das pessoas teve negado seu direito de chamar um advogado. Os promotores desde então determinaram que muitas das ações feitas pela polícia naquele dia foram de fato ilegais.
Apesar dos anos de vigia da polícia a estes indivíduos, nada foi encontrado de concreto para acusá-los. Sob pressão para justificar os gastos de tempo e dinheiro para esta investigação, determinou-se que 10 indivíduos fossem acusados de fazerem parte de uma "organização criminosa". Uma recente lei antiterrorismo na Áustria permite que tais abusos sejam possíveis.
As ONGs de proteção animal na Áustria têm conseguido nos últimos anos muitos ganhos para a causa, incluindo o banimento de fazendas de pele, criação de galinhas e coelhos em gaiolas e a proibição de animais de circos.
A ação tomada pelo governo só pode ser encarada como uma tentativa de silenciar o movimento social de defesa dos animais que tem ganhado muita força e credibilidade nos últimos anos.
Durante o 38 Congresso Vegetariano Mundial em Dresden na Alemanha, todos os congressistas se juntaram aos ativistas Austríacos (que não foram presos)e suas famílias para protestar na frente do consulado da Áustria. O Guia Vegano estava presente e registrou o protesto, abaixo algumas fotos e vídeos.
{gallery}protestoaustria{/gallery}
{mgmediabot2}type=youtube|youtubeid=TMmpRTs6mWc{/mgmediabot2}
{mgmediabot2}type=youtube|youtubeid=yXQ-hz_5Gvo{/mgmediabot2}
- Criado por .
- Acessos 7789