Skip to main content

Moda Sem Crueldade

neide.jpgO Programa de Extensão EcoModa/UDESC teve início em agosto de 2005, sob a coordenação da professora Neide Köhler Schulte. Surgiu a partir do projeto de extensão ‘Desenvolvimento de coleção para o 1° Veg Fashion’, que aconteceu em 2004, para atender a um convite feito por Marly Winckler, presidente da SVB - Sociedade Vegetariana Brasileira - organizadora 36° Congresso Mundial de Vegetarianismo1, para participar do evento com um desfile. O evento foi realizado em Florianópolis no Hotel Resort Costão do Santinho, no período de 08 a 12 de novembro de 2004. O tema proposto para o desfile foi ‘moda sem crueldade’. Todas as peças foram confeccionadas sem matéria-prima de origem animal. Foram desenvolvidos dois desfiles pela UDESC. O primeiro desfile foi produzido pelo projeto de extensão, com a participação de uma equipe de alunos e professores da UDESC e pessoas da comunidade. Todas as peças foram confeccionadas com reaproveitamento de materiais. A partir de uma campanha no CEART – Centro de Artes da UDESC – foram arrecadados: roupas usadas, tecidos, calçados e demais objetos do vestuário que não eram mais utilizados. Após triagem das doações recebidas, algumas peças foram totalmente desmontadas para criação de novos modelos, e outras receberam tingimentos, aplicações, customização, ou outras técnicas. A coleção foi chamada ‘Chic é ser consciente’2. O segundo desfile foi produzido pelos alunos formandos da oitava fase do curso de moda. Utilizaram tecidos novos, mas buscaram propostas ecológicas para tecidos como o aproveitamento do pet, o couro vegetal, as fibras orgânicas, entre outros. A coleção foi chamada ‘Sementes da Moda’. 

 veg_2004.jpg

Figura 1 – Desfile ‘Moda se crueldade’ – EcoModa’ e Sementes da moda’,

O evento teve projeção internacional, pois o Congresso Mundial de Vegetarianismo reúne pessoas de diversos países para discutir questões relativas ao vegetarianismo: alimentação, consumo consciente, preservação ambiental, filosofia, entre outros.

A participação no evento estimulou o estudo e aprofundamento da temática Moda & Meio Ambiente. O tema que norteou o 1° Veg Fashion’ também deu origem a uma pesquisa que iniciou em agosto de 2005 ‘Eco fashion: consolidação de uma tendência ecológica para a moda’.

O Programa de Extensão EcoModa tem como objetivo disseminar o conceito de sustentabilidade ambiental através da produção e consumo conscientes; promover a interação entre os acadêmicos e a comunidade contribuindo para a questão sócio-ambiental; e pesquisar a adequação dos produtos ligados ao universo da moda para um contexto de menor impacto ambiental. É constituído por projetos, eventos, cursos e outras atividades como palestras, exposições, participação em programas de televisão, rádio, entre outros. A maioria das ações acontece em Florianópolis, mas participa-se de desfiles e palestras em outros estados e outros países.

 No primeiro ano de atividade, em 2005, o Programa EcoModa teve as seguintes ações: Projeto ‘Coleção EcoModa vestindo uma nova era’ - foram desenvolvidas mini-coleções por cinco professores do curso de Moda/UDESC. Nas coleções não foi utilizado nenhum material de origem animal, trabalhou-se com reciclagem de tecidos, aproveitamento de retalhos de confecções e com tecidos doados por empresas da região.

Desfile ‘EcoModa vestindo uma nova era’ - as cinco coleções foram apresentadas no maior evento de moda de Santa Catarina, o Floripa Fashion DonnaDC3 em agosto de 2005.

Figura 2 – Desfile da coleção ‘É o Bicho’ - EcoModa vestindo uma nova era - programa EcoModa, no Floripa Fashion em agosto de 2005. Acervo pessoal. 

A coleção infantil ‘É o bicho’ teve como tema os bichos: gato, tartaruga, cavalo, boi, galinha, entre outros, representados em aplicações, bordados e bonecos de tecido. Roupas confortáveis, desenvolvidas em malha e jeans, para que as crianças aprendam brincando que devem respeitar os bichos e toda natureza desde a infância para que sejam adultos com valores que incluem a preservação ambiental.

Curso ‘Utilizando o velho para fazer o novo’ - curso aberto para comunidade, gratuito, desenvolvido no segundo semestre de 2005 e primeiro semestre de 2006. A partir de roupas usadas, retalhos e outros materiais reciclados, aplicando técnicas como patchwork, customização, tingimentos, aplicações, bordados, entre outros, foram desenvolvidos novos produtos de moda para o vestuário.

No segundo ano de atividade, em 2006, o Programa EcoModa teve as seguintes ações: Projeto ‘O FPS4 no vestuário: desenvolvimento de coleção’ - foram desenvolvidas duas mini-coleções, uma infantil e outra com roupas para trabalhadores que ficam sob o sol como carteiros, agentes de saúde, zona azul e construção civil, com tecidos que protegem contra os raios ultravioletas causadores de câncer de pele. Este projeto foi desenvolvido em parceria com a Dra. Senen Dyba Hauff, médica oncologista do CEPON de Florianópolis. As duas mini-coleções foram apresentadas através de  palestra e desfile técnico no IV Encontro de Moda da UDESC. O Projeto ‘EcoModa: desenvolvimento de coleção para o II Veg Fashion’ - coleção chamada ‘modaCOMpaixão’ desenvolvida a partir de roupas doadas, retalhos e outros materiais reciclados, com aplicação de técnicas como patchwork, customização, tingimentos, aplicações, bordados, fuxicos, entre outros. Foi apresentada em São Paulo, dia 7 de agosto de 2006 em desfile no Memorial da América Latina, durante o 1° Congresso Vegetariano Brasileiro e Latino Americano. No dia do desfile, a GNT gravou entrevista para o programa Alternativa Saúde.

  figura3.jpg

Figura 3 – Desfile da coleção ‘modaCOMpaixão’, EcoModa no 1° Congresso Vegetariano Brasileiro e Latino Americano em agosto de 2006. Acervo pessoal. 

Curso ‘Desenvolvimento sustentável de produtos de moda foi um curso aberto para comunidade, gratuito, desenvolvido no segundo semestre de 2006 e primeiro semestre de 2007. A partir da apresentação dos conceitos de sustentabilidade ambiental foram idealizados e executados produtos de moda. Oficinas de tingimento, de customização e de bijuterias foram desenvolvidas para capacitar os alunos participantes. Entre eles jovens do Projeto Aroeira5 e do IGK6.

      Em 2007, o curso de ‘Desenvolvimento sustentável de produtos de moda’ foi estendido até o final do ano, e as peças desenvolvidas pelos jovens do Projeto Aroeira, a partir de tecidos e retalhos de malhas doados pela Malharia LC de Brusque, resultaram num desfile chamado ‘Solto’. As peças foram apresentadas em forma de desfile durante o encerramento das atividades do ano de 2007 pelo CCEA7, na Assembléia Legislativa de Florianópolis.

solto_2007.jpg 

Figura 4 – Desfile da coleção ‘Solto’, EcoModa no encerramento das atividades do CCEA em dezembro de 2007, Assembléia Lesgislativa de Florianópolis.

Em 2008, o trabalho com o Projeto Aroeira continuou e resultou no desfile ‘Livre e Solto’, apresentado durante o IV Colóquio Poéticas do Urbano, no Camelódromo Cultural. 

 Fotos são do acervo pessoal da Professora Neide.

 

003p.jpg

 

 

 

 

 

 

  • Criado por .
  • Acessos 10529