Vegetarianos não comem nenhum tipo de carne, então o que eles comem?
Se você não é vegetariano, provavelmente a primeira resposta que veio a sua cabeça para responder a pergunta foi: saladas. Certo?
Esse estereótipo de que o vegetariano só come saladas surgiu devido à comparação da palavra “vegetariano” com “vegetais” e, conseqüentemente, “saladas”. Entretanto, Slywitch (2005), em seu livro, nos mostra que a origem da palavra vegetariano surgiu do radical latino vegethus, que significa forte, robusto e vigoroso e não salada!
A própria definição de vegetariano: “aqueles que não consomem nenhum tipo de carne e seus derivados, tendo alguns (veganos) que não consomem ovos e laticínios (Sabaté, 2001)” nos leva a desconhecer os alimentos que são utilizados nesta dieta, pois ela exclui alimentos ao invés de demonstrá-los.
Algumas opções de alimentos para compor a dieta vegetariana podem ser observadas na tabela abaixo:
|
Nota-se que existe uma variedade de alimentos para se montar uma dieta vegetariana, o que confere à alimentação: sabores, cores, texturas e aromas variados, não tornando a refeição monótona.
Com base nas explicações acima se pode analisar que, de fato, o único alimento que o vegetariano não come são as carnes, pois todos os outros são parte do cardápio vegetariano.
Eduardo Fraccarolli Buriola
Graduando em Nutrição
Conselheiro Nacional da Sociedade Vegetariana Brasileira - SVB
Filiado a Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN
Filiado ao Slow Food Brasil
Cel.: (19) 8198 - 3782
Referências
Slywitch, Eric. Alimentação sem carne: guia prático: o primeiro livro brasileiro que ensina como montar sua dieta vegetariana, São Paulo: Palavra Impressa, 2006.
Sabaté, Joan. Vegetarian Nutrition (Modern Nutrition), Florida, CRC, 2001
- Última atualização em .
- Acessos 14321