Todos os pulos do Gato do Kibe Vegano!
Kibe vegano sempre foi um desafio para muitos cozinheiros. No entanto, com alguns truques e ajustes, é possível produzir uma versão vegana deste prato tradicionalmente feito com carne que é tanto deliciosa quanto modelável e não desmorona durante a fritura.
Pulo número 1 para um Kibe Vegano Perfeito
O sucesso na preparação do kibe vegano reside em dois aspectos fundamentais: uma massa adequadamente seca e um ingrediente que oferece a consistência necessária para substituir a carne. Felizmente, descobrimos como alcançar ambos.Tornando a Massa Adequadamente Seca
Para criar a massa perfeita para o kibe, utilizamos um juicer, como o Champion Juicer, para extrair o excesso de líquido.Ao passar a massa pelo juicer, esta sai do outro lado seca e pronta para ser utilizada. Como bônus, o suco extraído pode ser guardado e utilizado como base para um delicioso molho para complementar outros pratos.
Uma alternativa eficaz ao uso da máquina Champion Juicer seria a técnica de prensar a massa para remover o excesso de líquido. Aqui está uma maneira simples de fazê-lo:
Removendo o Excesso de Líquido da Massa do Kibe
Após deixar o trigo de molho em água por no mínimo 4 horas (ou idealmente durante a noite), escorra-o utilizando uma peneira.
Transfira o trigo escorrido para um pano de prato limpo e seco. Envolva o trigo com o pano e, em seguida, torça o pano para pressionar o trigo e remover o máximo de líquido possível. Faça isso várias vezes até perceber que a maior parte do líquido foi eliminada.
A massa do kibe agora deve estar devidamente seca e pronta para ser utilizada na preparação do kibe vegano.
Lembre-se, se a massa do kibe ainda parecer muito úmida após esse processo, você pode deixá-la descansar na geladeira por algumas horas para permitir que seque um pouco mais. O objetivo é ter uma massa de kibe o mais seca possível antes de prosseguir com a adição da chia em gel e os demais ingredientes.
Pulo número 2, a Ligação Perfeita: Chia
Para substituir a carne, nós nos voltamos para a chia. Quando a chia é hidratada em água, ela forma um gel que se mistura perfeitamente com o trigo para kibe, criando uma massa com a consistência correta para ser moldada. A água adicionada à chia não interfere na fritura posterior do kibe, caso o kibe comece a explodir na frigideira e se desmanchar é sinal que você pos água demais na chia, tente por um pouco menos. Ela deve criar apenas uma leve pelicula gelatinosa na superficie.
Receita de Kibe Vegano ficou:
Aqui está a nossa receita aprimorada para um kibe vegano perfeito.Ingredientes
- 250 gramas de PVT (proteína vegetal texturizada), de preferência a escura com corante de caramelo
- 250 gramas de trigo para kibe
- 1 maço de salsinha picada
- 1 maço de cebolinha picada
- 1 maço de hortelã
- 3 a 4 cebolas picadas em cubos pequenos
- 1 colher de chá de curry
- 2 colheres de sopa de alho triturado
- 1 colher de sopa de pimenta do reino (opcional)
- 200 gramas de sementes de chia
- óleo para fritar
- Sal a gosto
- Limão para servir
Preparando a PVT (carne de soja)
Deixe a PVT em água morna por no mínimo 10 minutos. Até ficar bem molinha. Então escorra num escorredor de macarrão ou usando uma peneira, o melhor que puder.
Refogue as cebolas picadas com uma colher alho (primeiro a cebola depois o alho), acrescente o curry e a pimenta do reino, deixe dar uma fritadinha nos temperos
Acrescente a PVT hidratada, caso ela não seja da escura ( com corante de caramelo ) use um pouco de shoyo para dar uma corzinha na carne de soja, mas lembre-se que shoyo já tem sal.
Vá refogando tudo mexendo sempre pra não grudar no fundo, tente deixar a carne bem sequinha.
Pulo número 3, criando a massa do Kibe Vegano
Deixe o trigo imerso em água de um dia para outro, ou por no mínimo 4 horas.
Junte a PVT temperada mais os temperos frescos (salsinha, cebolinha, hortelã) mais a segunda colher de alho triturado. Misture bem até homegenizar a massa. Neste ponto é que você poderá passar ela pela Champion Juicer caso possua uma, ou então deixar em geladeira por algumas horas para ver se massa resseca um pouco. Na Champion Juicer será instantâneo, use a juicer em modo suco, com a peneira furadinha, deixe o jarro que vem com a juicer embaixo da máquina e uma tigela na boca do funil de saída para aparar a massa que irá sair já mais ressecada. O caldo que irá acumular no jarro poderá ser utilizado em outras receitas.
Hidrate a chia em água, se você por as 200 gramas de chia numa tigelinha pequena e cobrir com água já é suficiente. Em poucos minutos irá se formar um gel sobre a chia.
Misture a chia gelatinosa a massa que saiu da Champion Juicer, até que as sementes de chia sumam dentro da massa do kibe, como são muito pequenas e escuras, ficarão imperceptíveis.
Prove o sal desta massa, se precisar por mais algumas pitadas e vá misturando para homogenizar este sal, o mesmo serve para pimenta, caso ache necessário ter mais um pouco.
Moldando o Kibe Vegano
Unte suas mãos com óleo
Pegue pequenas porções de massa e enrole como um bolinho, se os bolinhos forem muito grandes tenderão a ficar cru por dentro na hora de fritar, tente faze-los pequenos e sempre do mesmo tamanho.
De tempos em tempos ponha mais óleo nas mãos para ajudar a enrolar.
Fritando o Kibe Vegano
Aqueça o óleo em uma panela ou frigideira de maneira que os kibes fiquem submersos no mesmo. Espere até que o óleo esteja bem quente para começar a fritar.
Acrescente os kibes um a um, tente não mexer neles assim que por eles no óleo, espere eles se firmarem um pouco criando aquela casca mais escura caracteristica do kibe.
Sirva quente com limões cortados para as pessoas expremerem por cima.
Obs.: Também pode-se se optar por assar os kibes em forno. Os da foto acima foram fritos.
Perguntas Frequentes
1. O que é Kibe Vegano?
O Kibe Vegano é uma adaptação do tradicional prato do Oriente Médio, onde a carne é substituída por alternativas vegetais, como lentilhas, grão de bico ou cogumelos.
2. Como posso fazer Kibe Vegano sem glúten?
Se você precisa de uma versão sem glúten do Kibe Vegano, pode substituir o triguilho por quinoa. A quinoa é uma excelente alternativa ao triguilho, pois tem uma textura leve e é rica em proteínas.
3. Posso congelar o Kibe Vegano?
Sim, o Kibe Vegano pode ser congelado antes ou depois de cozido. Se optar por congelar antes de cozinhar, certifique-se de deixá-lo descongelar completamente antes de colocá-lo no forno.
4. Quais especiarias posso usar no Kibe Vegano?
Algumas especiarias que você pode usar para temperar o Kibe Vegano incluem hortelã, cominho, pimenta preta, alho e cebola. Estas especiarias dão ao Kibe Vegano um sabor autêntico e rico.
5. Posso usar outros tipos de leguminosas no Kibe Vegano?
Claro! Você pode experimentar outras leguminosas, como feijão preto, feijão branco ou até mesmo ervilhas, como base para o Kibe Vegano. A chave é experimentar e encontrar a combinação que você mais gosta.
6. Qual é a melhor maneira de servir o Kibe Vegano?
O Kibe Vegano pode ser servido como aperitivo ou prato principal. Ele combina bem com molhos à base de tahine ou iogurte de soja, e é excelente com uma salada fresca ao lado.
Autor: Alex Fernandes
- Criado por .
- Acessos 52269