Por que as pessoas adotam o vegetarianismo?
Resposta:
Referência: Parte 1 — Razões que levam ao vegetarianismo. Guide to the Vegan Nutrition for Adults IVU
As razões que levam os indivíduos a se tornarem vegetarianos são diversas e multifacetadas. As mais comuns incluem:
- Ética: A percepção de que os animais são seres sencientes (capazes de sentir dor, prazer e felicidade) leva muitas pessoas a não querer participar de práticas que causem sofrimento aos animais, incluindo seu uso como alimento, vestuário, cosméticos, etc.
- Saúde: Vários estudos associam efeitos positivos na saúde a um maior consumo de alimentos de origem vegetal e ao consumo restrito de alimentos de origem animal. A adoção de uma dieta vegetariana por este motivo também inclui a sensação de bem-estar que alguns indivíduos relatam ao não comer carne ou alimentos derivados de animais. Uma dieta vegetariana bem planejada pode prevenir e auxiliar no tratamento de doenças crônicas não transmissíveis.
- Meio Ambiente e Sustentabilidade: A produção de alimentos de origem animal tem um impacto ambiental significativo, exigindo grandes áreas de terra, consumindo vastos recursos hídricos e contribuindo para a poluição e as emissões de gases de efeito estufa. A informação sobre este tópico está ganhando cada vez mais espaço em publicações científicas, destacando que uma mudança para a nutrição baseada em plantas é uma das formas mais promissoras de promover um futuro saudável e sustentável.
- Família: A adoção de uma dieta vegetariana por pais, cônjuges e membros da família influencia algumas pessoas a também adotá-la.
- Espiritual e Religiosa: Religiões como o Adventismo, Espiritismo, Hinduísmo, Jainismo, Zoroastrismo e Budismo frequentemente defendem a adoção de uma dieta vegetariana.
- Yoga: Indivíduos que praticam yoga frequentemente adotam uma dieta vegetariana baseada em princípios energéticos, éticos ou de saúde, incluindo o Ahimsa (não violência).
- Filosofia: Por diversas razões filosóficas, alguns indivíduos optam por não comer carne e frequentemente subprodutos animais.
- Aversão ao Sabor: Não é incomum a recusa em comer carne por aversão ao seu sabor.
Referência: Parte 1 — Razões que levam ao vegetarianismo. Guide to the Vegan Nutrition for Adults IVU
- Acessos 6