Por que a evidência para a relação entre o consumo de leguminosas e a mortalidade por todas as causas ainda é considerada "inclusiva"?
Embora a meta-análise tenha mostrado uma associação inversa entre o consumo de leguminosas e a mortalidade por todas as causas (RR agrupado de 0,93; 0,87-0,99), os autores ressaltam que, após a análise de sensibilidade, o resultado não foi estável. Isso, combinado com o pequeno número de estudos disponíveis para essa análise específica, leva à conclusão de que a evidência é "inclusiva" e que são necessários mais estudos para fornecer uma compreensão definitiva dessa relação.
Fonte: Legume Consumption and All-Cause and Cardiovascular.pdf
Este artigo de revisão e meta-análise examina a relação entre o consumo de leguminosas e a mortalidade por todas as causas e doenças cardiovasculares (DCV). Os pesquisadores compilaram dados de seis estudos de coorte prospectivos, envolvendo mais de 200.000 participantes, para sintetizar as evidências existentes. As descobertas sugerem uma associação inversa entre uma alta ingestão de leguminosas e um risco reduzido de mortalidade por todas as causas, embora reconheçam que a evidência ainda é inconclusiva devido ao pequeno número de estudos. Por outro lado, o estudo conclui que o consumo de leguminosas não aumenta o risco de mortalidade por DCV.
- Acessos 7