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Como o "argumento da sobreposição das espécies" refuta as justificativas do especismo?

O "argumento da sobreposição das espécies" (ou "argumento dos casos marginais") refuta as tentativas de justificar a desconsideração por animais não humanos com base na ausência de certas capacidades cognitivas ou relações. Ele observa que, para qualquer capacidade ou relação escolhida (como razão, linguagem, agência moral, senso de justiça, etc.), sempre haverá seres humanos (como bebês, crianças pequenas, ou pessoas com deficiências cognitivas severas) que também não as possuem. No entanto, a sociedade não considera justo tratá-los da mesma forma que os animais não humanos são tratados (exploração, sofrimento e morte). Pelo contrário, a falta dessas capacidades nesses humanos é vista como uma razão para lhes dar ainda mais cuidado devido à sua vulnerabilidade. Conclui-se, então, que a falta dessas capacidades em animais não humanos também não pode justificar tratá-los pior ou desconsiderá-los moralmente.


Fonte:  colecao-uma-jornada-pela-etica-animal-livro-2-considerando-os-seres-sencientes.pdf
Este texto, parte da "Coleção Uma Jornada pela Ética Animal", Volume II: "Considerando os Seres Sencientes", de Luciano Carlos Cunha, aprofunda a fundamentação da ética animal centrada na senciência. O autor explora por que a senciência—a capacidade de ter experiências, positivas e negativas—é o critério moral relevante, em contraste com características como espécie ou cognição. A obra detalha como identificar a senciência por meio de indicadores fisiológicos, comportamentais e evolutivos, e defende o princípio da igual consideração para todos os seres sencientes, rejeitando o especismo como uma forma de discriminação. Adicionalmente, o livro aborda a aplicação do teste da imparcialidade para reavaliar a exploração animal, a importância da causa animal e a necessidade de dar o benefício da dúvida à senciência em contextos de incerteza, reforçando a urgência de transformar nossa relação com os animais.
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