Você entrou em uma versão antiga do site
Guia Vegano, por favor clique aqui para acessar a versão atualizada do site!
Home
Quem Somos
 
  Loja
 
  Serviços
Adoção Animal
Galeria de fotos
Veg Fórum
 
  Acervo
Artigos
Ativismo
Cozinha Viva
Links interessantes
Lista de Restaurantes
  Nutrição
Receitas cozidas
Substâncias & Insumos
   
Apoios
Entre em contato


CANCER - O PODER DA ALIMENTAÇAO NA PREVENÇAO E
TRATAMENTO


Autora: Caroline Bergerot
Editora: CULTRIX
Assunto:MEDICINA E SAUDE


Veja entrevista com a autora
Compre este livro
(Livraria Cultura)


Autor: Dr. Eric Slywitch

Este é o primeiro livro que ensina como montar o cardápio vegetariano através dos grupos alimentares, para
qualquer tipo de dieta
vegetariana, 100%
embasado em artigos
científicos.



Dr. Eric Slywitch
Entrevista
Tudo ou quase tudo
sobre a Vitamina B12
Pergunte ao Dr. Eric
Macrobiótica
Sobre o autor
Dr. George Guimarães
O mito da proteina
Vegetarianismo
Veganismo
Alimento primordial
Sobre o autor
Prof. Luiz Eduardo Carvalho
Alimentos Naturais
Dra. Márcia C. T. Martins
Alimentos enriquecidos com B12
Drª Marília Fernandes
Sobre a autora
Homocisteína
Quinoa: a Semente da Hora!
  Drª Nancy Appleton
O consumo excessivo de açúcar pode acabar com o seu corpo
76 modos do açúcar acabar com a saúde
Suplementos de B12


ALIMENTOS NATURAIS:
Conceituação e Percepções

CONCLUSÃO

Quando uma empresa anuncia ou rotula como natural , ela não está, supostamente, pretendendo vender apenas um produto, mas sim um estilo de vida. Dietéticos, naturais, orgânicos, alternativos, todos ficam na mesma prateleira do supermercado, e se destinam aos mesmos consumidores. Ali eles se encontram, ainda que como no caso típico dos restaurantes naturais, para comer frituras!

Materializamos o produto, em vez de controlar a conduta. Em vez de adotarmos uma relação natural com a comida e com o ato de comer, em vez de autoconstruirmos essa renaturalidade, optamos por tentar adquiri-la no mercado, transformadas em produtos. Em vez de adotarmos uma dieta natural, acentuamos, dia a dia, uma conduta dietética afastada da natureza, mas pretensamente composta de itens ditos naturais. Em vez de comer em horários convencionais, regularmente, com tranquilidade, em volumes apropriados, optamos por comer apressados, de pé, sem mastigar direito, em meio a fumantes, estressadamente.

Uma coisa é querer circunscrever o objeto em observação, esse termo alimento natural e, então, analisá-lo pelo prisma estritamente químico-bromatológico, fazendo uso de indicadores de nutrição e toxicologia. O problema é que tais indicadores são muito bons para estudos circunscritos ao espaço do laboratório analítico, também bromatológico. E quando o termo natural emerge para surgir no rótulo, não é mais unicamente de bromatologia que estamos falando, não é já unicamente pelo mundo da química que estamos sendo abraçados, mas sim pelo mundo dos símbolos e representações sociais. Nesse contexto, a regulamentação do uso desse, digamos, natural claim, deve transcender os fenômenos circunscritos aos tubos de ensaio, se preocupando com o espaço que a comida ocupa nas mentes e corações. Ou, em termos práticos, objetivos e operacionais, se o Estado pretende regulamentar alguma coisa nesse campo, fundado em compromissos com a proteção do consumidor e com a saúde pública, então, melhor seria coibir o uso desregrado e indiscriminado dessa terminologia - na maior parte das vezes visando induzir o consumidor a erro - e apoiar campanhas que evidenciem que uma dieta natural não é o somatório de alimentos ditos naturais dentro do cardápio. Mas, em vez disso, um relacionamento mais natural com a comida, a bebida, considerando horários, quantidades, variedades e, mais que tudo, uma ingestão serena e uma digestão tranquila. Uma alimentação natural pode, em suma, ser perfeitamente alcançada, ao menos no primeiro estágio, sem o consumo de alimentos ditos naturais.




Voltar    

Luiz Eduardo Carvalho
Prof. da Faculdade de Farmácia da UFRJ


Fonte: http://acd.ufrj.br/consumo/leituras/ld_lec_alimnaturais.htm


  Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons License.